(24/04/2024) Antes de qualquer coisa, é importante compreender que a rede de água de um condomínio é composta por dois tipos de ...
24/04/2024
Antes de qualquer coisa, é importante compreender que a rede de água de um condomínio é composta por dois tipos de redes: a horizontal e a vertical.
Os canos da rede vertical, também chamados de colunas centrais ou prumada, transportam a água das caixas para cada unidade e são de responsabilidade do condomínio. Quando há um vazamento dessa tubulação, é o condomínio que arca com as despesas das obras através do fundo de reserva ou de rateio.
Já a rede horizontal distribui os canos para dentro de cada unidade e, logo, são de responsabilidade do condômino. Quando o vazamento provém desses canos é o morador da unidade (de cima ou de baixo) quem deve pagar pelo conserto.
Em caso de vazamento ou infiltração, o primeiro passo é alertar o síndico ou zelador e buscar a contratação de um encanador especializado. O encanador definirá, após avaliação, se o vazamento se origina na rede vertical (condomínio) ou horizontal (unidades). Sendo na vertical, o síndico deverá ser acionado. Sendo na horizontal, o encanador também consegue avaliar de qual unidade o cano faz parte e quem é o responsável pelo conserto.
Assim sendo, a responsabilidade por um vazamento depende da origem do problema.
Vazamento na unidade do morador: O morador é responsável pelo custo e pela solução do problema.
Vazamento em áreas comuns: O condomínio é responsável pelo reparo.
Vazamento na unidade do vizinho: O proprietário do imóvel é responsável pelos custos.